O que fazer com o que fizeram da gente?
- Larissa Raquel de Mello Mann
- 16 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
O que fazer com o que fizeram da gente?
Existe uma frase muito famosa de Jean-Paule Sartre que diz: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim!”.
Eu gosto dela, mas mudaria algo: “O que fizeram de mim importa, mas o que eu faço com o que fizeram de mim importa ainda mais!”.
Muitas vezes nos deparamos com situações onde fazem algo com a gente. Situações onde somos telespectadores da nossa própria história, deixando que o outro protagonize algo que é nosso.
Às vezes ter sido alvo da ação de outro é paralisante. Tão paralisante que parece impossível fazer algo sobre isso. Às vezes dói. Às vezes não tínhamos escolha, ou escolhemos algo que naquele momento parecia o melhor - mas não era.
Acontece, isso é a vida.
Depois desse momento onde nos deparamos com o “feito conosco”, aí sim vem o grande desafio: o que vamos fazer com isso?
E é esse o momento em que nos deparamos com a necessidade de fazer algo do que fizeram com a gente.
A questão é: Agora temos escolha, e tão assustador quanto deixar que os outros façam algo pela gente, é fazer algo - por escolha própria - conosco.
E como saber o que fazer conosco, quando nunca fomos ensinados? Quando apenas ouvíamos os outros e obedecíamos?
Acredito que esse é o ponto de toda questão.
Não apenas sobre fazer algo, mas saber o que fazer, e acima disso, desejar fazer algo.
É sobre isso. O que os outros fizeram com a gente não é um ponto final na nossa história, mas uma vírgula, ou reticências, ou o final de dois parênteses. O que preferir. O texto original, a obra verdadeira só pertence ao escritor.
Você.

Comments